Título: A Lista Negra
Autor: Jennifer Brown
Editora: Gutemberg
Paginas: 271
Estrelas: 5/5 ♥
Valerie era uma garota normal que gostava da escola. Tinha seus amigos e namorado "excluídos" junto a ela. Nick, namorado de Val, era um cara pobre, desleixado e negligenciado pelos pais. Ele e a namorada sofriam todos os dias com o bullying praticado pelos colegas. Assim eles iniciam a Lista Negra, como uma brincadeira onde colocavam tudo que os irritassem no caderno vermelho: Álgebra, pais, colegas, entre outros. Para Valerie aquela era apenas uma maneira de extravasar e de ter algo que pertencesse apenas ao casal. Para Nick a lista representava tudo que tornava a sua vida desprezível. Então ele decidiu acabar com tudo.
No dia 2 de maio de 2008 Nick abriu fogo na escola contra os colegas e promoveu uma tragédia que muda a vida de todos a partir daquele dia. Em meios aos tiros, Valerie cessa os caos ao ser baleada na perna.
"As pessoas fazem isso o tempo todo - acham que "sabem" o que está se passando na cabeça de alguém. Isso é impossível. É um erro achar isso. Um erro muito grande. Um erro que, se você não tiver cuidado, pode arruinar sua vida."
A história inicia com Valerie tendo que enfrentar o primeiro dia do último ano da escola. Sem namorado, sem amigos e carregando a culpa da morte e das cicatrizes de várias pessoas, ela não sabe se suportará até o final. Durante a narrativa a história é dividida em quatro partes. Elas não seguem a linha cronológica dos acontecimento, então temos flashbacks da época dela com Nick, do verão no hospital e sua vida atual. Logo após os tiros, Valerie passa por cirurgias e é internada no hospital.
Enquanto se recupera ela passa pela pressão de ser interrogada diversas vezes por policiais. E em seguida ser internada na ala psiquiátrica. Foi muito interessante ver o retrato desse local descrito pela experiência de Valerie. Demonstra que mesmo nos dias atuais, as pessoas que sofrem algum transtorno ou trauma são "maltratadas" no processo de cura. Em contraponto a esse lado negro, quando Valerie recebe alta, ela vai ao encontro do psicólogo Dr. Hieler. É nele que ela encontra o conforto e segurança que nunca mais tinha sentido.